terça-feira, 7 de junho de 2011

O grande final.

Pois bem, parece que chegámos ao fim: do projecto, do secundário e de Área Projecto. Deixamo-vos com as fotografias do nosso projecto finalizado e da apresentação á comunidade escolar e afins.
Obrigada por nos terem seguido!







Até breve,

H2Ouse =)

sábado, 21 de maio de 2011

Apresentação do Projecto Final

O ano está a chegar ao fim, os últimos testes estão a ser feitos, os exames aproximam-se e o projecto está... ACABADO!
Pois, é. Parece que finalmente conseguimos acabar a nossa casa. Depois do muito tempo em volta da maquete da casa conclúimos o projecto.

Gostaríamos, portanto, de vos convidar a comparecerem na Escola Secundária de Odivelas já amanhã, apartir das 11h de modo a poderem ver com os vossos próprios olhos o nosso projecto.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Passado 300 anos parte II

A outra experiência consistiu em conseguir emergir um recipiente com pastilhas efervescentes, utilizámos um alguidar com água lá dentro, primeiro enchemos o recipiente com água para ver se afundava, concluímos que não afundava, então decidimos colocar peso (pedras) assim já afundou. De seguida colocámos as pastilhas efervescentes dentro do recipiente e observámos a imersão do recipiente, e só com 2 pastilhas o recipiente manteve à superfície durante 5 minutos, o que é muito positivo visto que o recipiente com o peso tem 52 gramas.










Até breve,

H2Ouse =)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Passado 300 anos...

   Pois é, muita coisa para fazer e nenhum tempo para vir aqui...
   A semana passada fizemos duas experiências práticas: uma para testar os mini-painéis solares que temos porque não estavam a funcionar correctamente e outra para descobrir uma forma de criar gás dentro dos tanques de forma a fazer a casa flutuar. (Dividiremos as duas experiências em duas publicações distintas para fácil compreensão).
   A primeira experiência realizada foi a dos painéis solares e antes de efectuar qualquer carregamento das pilhas começámos por medir a intensidade das pilhas com o multímetro (que converte a corrente eléctrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analógicos-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualarem), com esta medição concluímos que as pilhas estavam descarregadas, pelo que colocámos os painéis ao sol para que carregassem as mesmas. Com a ajuda do multímetro verificámos se passava corrente no chip e em todos os componentes eléctricos concluindo que estavam operacionais. Como um dos interruptores estava um pouco “preso” colocámos spray lubrificante. De seguida colocámos novamente os painéis ao sol para carregarem as pilhas. Depois de estar um dia inteiro ao sol, observámos que duas das três pilhas não funcionavam, então foram trocadas por outras pilhas recarregáveis, concluindo então que o problema não era do painel mas das pilhas: uma das pilhas tinha ferrugem e a outra estava amolgada. Descobrimos que os leds só acendem quando deixa de haver claridade.





(Continuação na próxima publicação)

H2Ouse =)



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

The Venus Project.

   Descobrimos um projecto com que nos identificámos bastante. Este projecto designa-se por The Venus Project e consiste numa cidade do futuro que tem como objectivos actuar pela mudança social, direccionar a tecnologia e os recursos para o máximo benefício das pessoas e do planeta, encontrar novas formas de pensar e viver assim como explorar o vasto potencial do ser humano.

   Tal como a H2Ouse, o projecto Venus propõe uma nova abordagem dedicada às preocupações humanas e ambientais. É uma visão inovadora, apropriada para os tempos em que vivemos.




Deixamos o endereço  para que se possam informar melhor sobre este projecto:

http://www.thevenusproject.com/



Até breve,

H2Ouse =)

domingo, 9 de janeiro de 2011

O regresso.

   Bem, e cá voltámos nós à carga! Já começámos a trabalhar na divisão de tarefas e...vá, pouco mais que foi só uma semana. :P

   Ah, temos uma notícia muito, muito boa: o professor João Ramalho conseguiu um grande patrocínio para tods os grupos de todas as turmas =) Teremos que elaborar um plano de custos detalhadíssimo para sabermos de quanto desse financiamento precisaremos.

Por agora é tudo, até breve,

H2Ouse =)