O biólogo australiano Lloyd Godson construiu, em 2007, uma casa submarina auto-sustentável que é feita de aço e segurada por vigas de concreto. Lloyd teve essa ideia quando participou no concurso da Australian Geographic. Ele ganhou o concurso com este projecto da moradia submarina e ganhou 52 mil dólares para o pôr em prática.
O projecto BioSUB foi bem sucedido, tanto que o biólogo marinho foi considerado o Aventureiro Geographic australiano do ano!
Nesse emocionante projecto, em que ficou de 12 a 14 dias debaixo das águas, Lloyd conseguiu ter uma casa que não prejudicasse a natureza de forma nenhuma, a partir de algas verdes e uma bicicleta ergométrica (bicicleta de ginásio).
Ele tinha as algas num biorreactor fotossintético que alimentava e oferecia iluminação às plantas para que elas consumissem CO2 e libertassem O2. Por precaução, Lloyd tinha um compressor de mergulho caso as plantas não produzissem a quantidade suficiente de oxigénio.
A bicicleta ergométrica era usada para produzir energia (que posteriormente era armazenada) para alimentar o seu netbook. Lloyd conseguiu produzir aproximadamente 2500 watts por hora, batendo o record de maior quantidade de energia produzida numa bicicleta ergométrica.
Quanto às necessidades fisiológicas, quando urinava aproveitava para regar as plantas e as suas fezes eram colocadas numa caixa hermeticamente lacrada.
Para o futuro, Lloyd pretende fazer parte de uma colónia humana submarina. Ele e a esposa irão habitar a casa para conduzir experiências. O projecto denominado Atlantica Expeditions (ainda sem nome em português) será lançado em 2012 e irá ensinar metódos que ajudaram ao ser humano a diagnosticar a “saúde” dos biomas do planeta Terra, principalmente o mar.
Informação retirada de: http://vivoverde.com.br/biologo-marinho-constroi-casa-debaixo-dagua/
Até breve,
H2Ouse =)
Sem comentários:
Enviar um comentário